Ir direto para menu de acessibilidade.

Saúde recebe novos equipamentos e moderniza sistema de refrigeração de vacinas

por Sesacre | publicado 12 de fevereiro de 2020 | última modificação 12 de fevereiro de 2020

Uma a uma e com a ajuda de alguns braços, foram descarregadas 12 câmaras refrigeradas que fazem parte de um projeto para a modernização do sistema de refrigeração da rede de frios do Estado. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunização, Renata Quiles, a modernização desse sistema irá permitir maior qualidade de conservação das vacinas. 

No total são 12 refrigeradores duplex Foto: Júnior Aguiar

“Hoje nós estamos aptos a atender todos os pré-requisitos de qualidade e de condicionamento de vacinas”, destacou Renata Quiles. 

Com a chegada dessas 12 câmaras, segundo a coordenadora, a capacidade de armazenamento de vacinas aumenta para 50 mil doses. “Com esse aumento, o Ministério da Saúde passa a confiar no Estado e a possibilitar mais doses para a gente”, explicou.

Os equipamentos fazem parte de um projeto para modernização do sistema de refrigeração de vacinas. Foto: Júnior AguiarA coordenadora explica ainda que “quando a gente tiver toda a estrutura pronta, organizada, com as câmaras instaladas será comunicado ao Ministério da Saúde que já estamos aptos e atendendo todos os pré-requisitos para receber mais doses”.

A modernização do sistema de refrigeração de vacinas vai além de equipamentos. Os profissionais também receberão capacitação e, além disso, outros projetos estão sendo trabalhados para melhorar a qualidade da vacina.

Esse processo iniciou ainda em 2019, quando a equipe estabeleceu mudanças quanto ao transporte e entrega das vacinas aos municípios, que hoje é realizado de forma segura e com o acompanhamento de um esquadrão.